A Chairless Chair é uma cadeira hidráulica que oferece suporte à parte inferior do corpo para pessoas que precisam ficar de pé o dia todo.
FICAR EM PÉ É ÓTIMO para sua saúde — Queime calorias! Viver mais! Tonifique essas panturrilhas! Mas apenas se você não for forçado a fazer isso por horas a fio. Assim como sentar de bunda, tudo é melhor com moderação.
O problema é que, se você trabalhar em uma fábrica, não pode escolher quando você pode se sentar e quando pode se levantar. Você está principalmente em pé. Por exemplo, os funcionários das fábricas da Audi ficam em pé quase oito horas por dia. E, na maioria das vezes, eles estão curvados em posições desconfortáveis, ajustando algum detalhe em um motor ou painel de console.
Este é um pesadelo ergonômico, que a Audi está tentando corrigir com uma peça única de tecnologia: a Chairless Chair. Criada pela startup suíça Noonee, é uma cadeira hidráulica que oferece suporte à parte inferior do corpo para pessoas que precisam ficar em pé o dia todo. Você poderá pensar nisso como algo que se usa realmente ruim, ou um exoesqueleto especialmente coxo.

O design é direto: uma estrutura de titânio envolve a parte de trás da perna do trabalhador como uma cinta flexível, enquanto um cinto de suporte é amarrado ao redor do tronco dele. Os trabalhadores poderão ficar de pé e andar normalmente, mas quando quiserem sentar, apertar um botão, isto trava a estrutura no ângulo desejado. O peso do corpo é transferido através da armação para o chão ou para os calcanhares. “Você tem a sensação de estar sentado em uma banqueta”, diz Keith Gunura, cofundador da Noonee.
Por que não simplesmente sentar em uma cadeira? Empresas como a Audi otimizaram plantas baixas de fábrica projetadas para maximizar a eficiência, em pouco espaço, literal ou figurativamente, para cadeiras. A Chairless Chair permite que os funcionários carreguem um assento com eles o tempo todo.
Esta abordagem apresentou alguns desafios ergonômicos. Os designers da Noonee disseram que o maior problema era garantir que os trabalhadores pudessem se mover livremente. Após um estudo minucioso de como a perna se move ao caminhar, eles decidiram não criar um único ponto de rotação no joelho em favor de uma estrutura que se move mais livremente, acomodando muitos andamentos diferentes. (a Noonee foi vaga nos detalhes porque tem uma patente pendente.)
A empresa Audi prevê que o dispositivo seja uma ferramenta específica para tarefas que ajudarão os trabalhadores nas estações de montagem do motor, da porta e do console central. A empresa diz que a cadeira permitirá que os funcionários façam “microintervalos” de três a 10 segundos durante o trabalho, aliviando a fadiga muscular e aumentando a produtividade.
A Chairless Chair é mais leve, mais confortável e usa muito menos energia, de modo que você poderá vê-los além das paredes da fábrica. “Já ouvi caçadores dizerem que pagariam um bom dinheiro para usar este dispositivo”, diz Gunura. Basicamente, cirurgiões, fazendeiros e trabalhadores de redes de varejo também expressaram interesse. “Basicamente, isto ocorreu com qualquer pessoa que precisar permanecer em pé durante longos períodos de tempo.”
Fonte: Wired
Leia também:
Exoesqueletos usados como EPI para prevenção de lesões
Explicando a função do exoesqueleto passo a passo