Explicando a função do exoesqueleto passo a passo

Exoesqueleto Levitate

O que a maioria das pessoas pensa quando ouve a palavra exoesqueleto? Filmes icônicos como “Homem de Ferro”, “Avatar” e “Aliens” podem vir à mente, mas graças à tecnologia inovadora, a função do exoesqueleto não está mais limitada apenas a filmes de ficção científica. Hoje, os exoesqueletos desempenham funções práticas na indústria e no comércio. Seu poder de mudança de jogo está em sua capacidade de proteger os usuários de muitos tipos de danos.

Alguns exoesqueletos criam barreiras blindadas entre seus ocupantes e o ambiente ao redor. Embora este seja um uso válido, muitos desses dispositivos se concentram em diferentes benefícios: suporte e ajuda. Aqui estão algumas das vantagens dessas tecnologias auxiliares.

As pessoas que tentam fazer mais do que são fisicamente capazes geralmente sofrem lesões no local de trabalho. Muitos enfermeiros, por exemplo, se machucam ao levantar pacientes e equipamentos. Os exoesqueletos são alimentados por sistemas hidráulicos, eletrônicos e pneumáticos. Ao ativar esses componentes quando as pessoas se movem, elas podem, por sua vez, aumentar a força que seus usuários aplicam. Por exemplo, um funcionário de um armazém pode usar um exoesqueleto para facilitar o levantamento seguro de pacotes pesados.

A força extra não ajuda apenas no transporte de grandes cargas. Ela também pode melhorar a capacidade de manobrar essas cargas. Potencialmente, além de evitar que os trabalhadores se machuquem, eles também podem apresentam a vantagem de manter o estoque e os produtos protegidos contra possíveis danos.

Os exoesqueletos ajudam controlando a fluidez com que as pessoas se movem. Motores, hidráulicos e pneumáticos podem ser configurados para operar em velocidades específicas para que seus usuários trabalhem de maneira segura e controlada. Por exemplo, trabalhadores de fábricas que manuseiam grandes máquinas podem usar exoesqueletos para aumentar sua estabilidade.

A evolução deu aos seres humanos muitas características úteis. Infelizmente, ainda não chegamos ao ponto em que podemos evitar completamente as lesões causadas pelo nosso próprio peso corporal. Por exemplo, ficar em uma posição curvada por horas a fio estressa seus músculos, articulações e tendões. Lesões por esforço repetitivo, ou RSIs, podem causar sérios danos físicos, mesmo quando você não está lidando com grandes cargas de trabalho. Simplesmente fazer a mesma coisa repetidamente pode prejudicar seus nervos e outras partes do corpo.

Como o exoesqueleto ajuda a prevenir doenças e acidentes de trabalho?

Ao contrário de seus músculos e articulações, os exoesqueletos têm a capacidade de travar no lugar. Eles conferem aos trabalhadores o poder de se sentarem confortavelmente sem cadeiras e os ajudam a manter uma boa postura por longas horas. Como os exoesqueletos móveis são projetados para suportar o peso do seu corpo e de outros objetos, eles podem ajudá-lo a evitar a fadiga do trabalho em posições incômodas. Não ter que manter os braços erguidos ou agachar repetidamente dá ao seu corpo uma pausa bem-vinda.

Veja: Exoesqueleto pode ser a solução para problemas de ergonomia complexos, relacionados a ergonomia física.

Nem toda profissão requer exoesqueletos, mas à medida que a tecnologia se desenvolve, eles certamente aparecerão em mais lugares. Desde reduzir a fadiga no trabalho até ajudar a lidar com acidentes de trabalho anteriores, eles podem ser essenciais para o seu futuro profissional.

Claro, os exoesqueletos modernos parecem diferentes de como são retratados nos filmes, mas ainda têm impactos importantes sobre o local de trabalho. Esses dispositivos prometem revolucionar a forma como trabalhamos, tornando os locais de trabalho mais seguros e eficientes. Deixe-nos saber como você planeja tirar proveito da função dos exoesqueletos ou inscreva-se para receber mais notícias.

Veja também no Blog:

Como evitar acidentes usando o sistema de prevenção de colisões CAS-G2

VSG, um portão virtual para a passagem segura de pedestres

Com informações: Levitate

Entre em contato hoje mesmo para implantar as melhores soluções para a sua área de EHS.

Gostou desse artigo?

Compartilhe com a sua rede

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Assine a nossa newsletter

1 comentário em “Explicando a função do exoesqueleto passo a passo”

  1. Pingback: Como funcionam os exoesqueletos Levitate?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?