Sinalização horizontal para armazéns

Sinalização horizontal para armazéns

Quando falamos de sinalização horizontal para armazéns, são as indicações desenhadas no piso de uma área de logística, usadas como medida de segurança e ferramenta de organização dos espaços.

Nos armazéns coexistem pessoas, mercadorias e equipamentos de elevação e movimentação, razão pela qual o risco de acidentes é elevado: a sinalização horizontal reduz os riscos, por exemplo, ajudando os operadores a identificar áreas de acesso limitado, aquelas em que operam empilhadores e aquelas destinadas à preparação e embalagem de pedidos e expedição.

Regulamentos sobre sinais horizontais em armazéns

No Brasil, as medidas de segurança e sinalização no armazém são ditadas pelas normas NBR 15.524-2/2008, NBR 7195:2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e pela NR-26 – Sinalização de Segurança.

De acordo com estas legislações, cabe ao empregador afixar sinais horizontais no piso do armazém quando houver riscos que não possam ser evitados por outros meios de proteção. Também prevê que os colaboradores e seus gestores sejam criteriosamente treinados sobre as medidas de prevenção e os sinais utilizados, para uma correta interpretação.

A NR-26 determina as cores mais eficazes para a comunicação de segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos perigos e riscos existentes.

A norma também prevê que a utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes. E que o uso de cores deve ser o mais reduzido possível a fim de não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.

Por que a sinalização horizontal é importante nos armazéns?

A sinalização horizontal em armazéns é uma medida de segurança que alerta os operadores sobre quaisquer riscos de forma visual, clara e evidente. Indica áreas onde podem existir riscos, como substâncias ou produtos perigosos, mas também quaisquer saídas de emergência, áreas com obstáculos e locais onde estão localizados os sistemas de proteção contra incêndio.

Existem principalmente quatro motivos que levam ao uso de sinais horizontais no armazém:

  • Cumprimento da legislação: o descumprimento pode levar a sanções e denúncias;
  • Maior segurança, prevenindo quaisquer riscos no trabalho;
  • Organização do espaço, para manter a ordem e tornar o armazém mais eficiente;
  • Redução de viagens, com consequente aumento de produtividade.

Tipos de sinais horizontais para armazéns

Normalmente, as placas horizontais para armazéns são feitas com tintas especiais à base de resina, pois são resistentes ao desgaste e à abrasão.

Alternativamente, são utilizados adesivos especiais antiderrapantes, resistentes à água, temperaturas extremas e exposição aos raios solares.

A escolha entre tinta e adesivo depende se a sinalização deve ser temporária ou permanente: algumas empresas muitas vezes mudam a organização do armazém e, portanto, optam por adesivos.

Na aplicação da sinalização horizontal é necessário, então, atentar para alguns fatores, como a temperatura, que deve ser ambiente, e a condição do piso, que deve estar limpo e seco.

Sinalização horizontal luminosa para armazéns

Sinalização horizontal para armazéns

Em alguns casos torna-se impossível estar nas condições óptimas para a colocação da sinalização, existem sempre armazéns com temperaturas inadequadas e pisos inadequados.

É nestes casos, mas não limitado a, que os sistemas de sinalização horizontal luminosa para armazéns da Progtech representam a solução ideal.

São luzes LED que projetam sinais horizontais no piso do armazém que:

  • persistem em qualquer temperatura;
  • não têm desgaste pelas repetidas passagens de veículos (não haverá necessidade de retoques ao longo do tempo como no caso das tintas);
  • são claramente visíveis em qualquer condição em que o piso seja encontrado, mesmo se estiver sujo ou empoeirado;
  • podem ser facilmente remodelados e, portanto, também adequados para armazéns que requerem mudanças contínuas de sinalização.

São muitos os armazéns que adotaram as nossas soluções de sinalização de segurança, com excelentes resultados.

Com a nossa solução é possível projetar:

  • caminhos pedestres e rotas de fuga;
  • símbolos de vários tipos e cores;
  • carimbos luminosos para passarelas e pontes rolantes;
  • travessias de pedestres;
  • luzes de segurança para empilhadeiras;
  • projeções customizadas para a área de logística, como para identificação de espaços paletizados.

Sinalização horizontal para armazéns

Segundo Barbara Tartik, especialista em EHS da ESS Consultoria:

“As sinalizações de segurança em LED são mais eficazes que as tradicionais pinturas, pois refletem e piscam de forma a chamar mais atenção dos pedestres, além de serem facilmente alteradas, possibilitando sua utilização de várias formas, em plantas diferentes, sem depender de pinturas”.

Veja também no Blog: Guia de sinalização de segurança no trabalho

Com informações: Protech, NR-26

Entre em contato hoje mesmo para implantar as melhores soluções para a sua área de EHS.

Gostou desse artigo?

Compartilhe com a sua rede

LinkedIn
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Assine a nossa newsletter

1 comentário em “Sinalização horizontal para armazéns”

  1. Pingback: VSG, um portão virtual para a passagem segura de pedestres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?